Adwares tornam-se mais agressivos em dispositivos Android

Não é irritante quando estamos usando nossos smartphones com tranquilidade e aparecem mensagens como: “O seu dispositivo está lento”; “Clique aqui para dar um boost no seu dispositivo”; “O seu dispositivo pode estar infectado” e afins? Pois bem, saiba que essas mensagens, chamadas de Adware, estão se multiplicando e cada vez mais agressivas nos sistemas operacionais Android.

bitdefender-cel-usuario

Adware

Pra simplificar, os Adwares são simplesmente anúncios – Ad = anúncio, ware = software – as mensagens irritantes acima. Foram encontrados vários aplicativos do Google Play com esses programas, e os anúncios se fazem de forma exagerada. Alguns Adwares têm instruções para enviar dados de navegação para a pessoa que os criou, configurando assim, um Spyware.

Alguns apps, como o “What’s my IP?”, que ainda está disponível no Google Play, muda de nome ao ser instalado, passando a se chamar “System Manager”, onde começará com a enxurrada de anúncios indesejáveis e possíveis armadilhas.

Scareware

Os anúncios, por si só, são os Adwares, mas quando contêm mensagens que de certa forma provocam algum tipo de ansiedade, medo ou alguma reação na situação de uma ameaça, se chamam Scarewares, e sim, esses são os perigosos.

Os Scarewares não vão lhe trazer absolutamente nenhum benefício, são apenas chamarizes para páginas ou softwares que, quando dada a chance, roubarão informações, como suas senhas, e os anúncios do tipo Scareware mais usados são os que afirmam que o dispositivo foi infectado por um vírus e oferecem uma mágica solução a partir de um software.

bitdefender-cel-com-cadeado

Prevenção e remoção

Sempre é possível confiar nos softwares antivírus que possuímos no Android, já que esses programas emitem um alerta quando o usuário tentar baixar um app malicioso, impedindo assim o download e instalação da ameaça. Existem também, alguns aplicativos que acabam com todos os Adwares de aplicativos gratuitos; mas esses apps não trabalham sozinhos, então é preciso instalar um conjunto deles para que os anúncios indesejados possam, efetivamente, sumir.

Sorteio de licenças

Para manter seu dispositivo ainda mais seguro o blog Android Place em parceria com o BitDefender irá sortear 3 licenças anuais do BitDefender Mobile Security para 3 leitores que não abrem mão da segurança e que seguirem os passos indicados abaixo. Veja como é fácil!

a Rafflecopter giveaway

Imagens: Free Digital Photos.

post-patrocinado

About The Author

Reply