Câmera Digital Mirrorless Samsung NX 30

Com o mercado de câmeras compactas caindo cada vez mais, as câmeras Mirrorless tomaram força e chegaram mostrando para que vieram. Com muitos recursos e qualidade de imagem ótima, estas câmeras possuem potencial para tornar as suas fotografias inesquecíveis e com um nível bem mais próximo de um profissional.

Depois de testarmos a NX Mini, chegou a vez de sua irmã mais velha ser analisada. Com a lente do kit e uma lente adicional excelente, a 85mm f/1.4, testamos esta pequena grande mirrorless que está no mercado para brigar com as consideradas top de outras marcas.

O QUE VEM NA CAIXA?

19616885981_d3addf1239_h

 

Dentro da caixa, encontramos:

  • Corpo da NX30;
  • Lente 18-55mm i-Function f/3.5-5.6;
  • Bateria BP1410 (1410 mAh, 7,6V);
  • Carregador bivolt para 5V @ 550mA com saída USB;
  • Cabo USB para transferência de dados e carregar a bateria;
  • Cordão de segurança;
  • DVD com Adobe Photoshop Lightroom 5.0;
  • CD de Software do Usuário (com programas de transferência de arquivo e manual completo);
  • Manual de referência rápida;
  • Manual de início rápido;
  • Certificado de garantia.

A NX30 vem com uma lente padrão entre as câmeras de entrada com sensor “cropado”, a famosa 18-55mm f/3.5-5.6 e não existe outros kits disponíveis à venda.

A NX30 também traz o DVD com o Adobe Photoshop Lightroom 5.0 para dar o tratamento perfeito para as fotos tiradas com esta câmera. Vale ressaltar que após instalado, o Lightroom 5 necessita de atualização (gratuita) para uma versão mais atual com o intuito de ler os arquivos RAW (.SRW) gerados por essa câmera.

DESIGN, TAMANHO E PESO

19605492302_4791e5a3f1_h

 

Apesar das maiorias das mirrorless terem aparência de câmeras point-and-shoot mais parrudas, a NX30 nos remete às DSLR de entrada. Ela possui um design clássico, se utilizando de partes emborrachadas e de plástico de cor preta com textura lembrando o couro. O posicionamento dos botões é intuitivo, tudo está ao alcance do polegar e indicador. Neste modelo, além de tela articulada, também temos um viewfinder inclinável e eletrônico deixando a câmera em boa posição até mesmo para um ginasta.

Sendo uma câmera mais leve e portátil que suas concorrentes DSLR, pesa apenas 435g (com bateria e cartão de memória devidamente inseridos) e com dimensões de 127 X 95,5 X 57,1 mm (L x A x P), tem pegada confortável mesmo quando utilizada durante horas e diariamente, como em longas viagens. Já quando montada com a lente 18-55mm, temos uma câmera que pesa 650 gramas e a profundidade do conjunto vai dos 57,1mm para 128 mm.

QUALIDADE DE IMAGEM

Para mais fotos relacionadas a NX30, clique aqui

A NX30 possui um sensor APS-C de 20.3 megapixel, estabilizador de imagem embutido na lente (mas o controle do mesmo fica no software da câmera) e uma lente 18-55mm básica, porém bastante versátil, indo do angular até o normal-retrato.

O ISO aqui é bem interessante, pois vai até o valor 1000 sem problemas com ruídos, tornando a imagem muito limpa e rica em detalhes. Além disso, a lente produz muito pouca distorção ou aberrações de cor, tornando a correção via software (Adobe Lightroom) mais opcional do que necessária.

O modo inteligente aquelas configurações ‘pré-definidas”, já conhecidas, tais como: Embelezar rosto, Macro, Tom Forte (HDR), Panorama; e estas ajudam bastante na hora de fazer uma imagem diferente caso o usuário ainda não tenha domínio total do modo Manual + Pós-produção no Lightroom. Vale lembrar que esses modos não fazem milagre e muitas vezes não funcionam da forma como deveriam, como é o caso do modo macro que não faz a lente ter habilidades extras (que fique bem claro) e o modo panorâmico que não utiliza todo o potencial da câmera (assim como foi relatado com a NX Mini).

Para resolver o caso do modo Macro, apenas com uma lente apropriada para isso. Nem mesmo com a técnica da lente invertida (muito utilizada por fotógrafos de DSLR) conseguimos tal feito, já que a câmera não deixa capturar imagem sem nenhuma lente conectada à ela. Quanto a foto panorâmica, podemos fazer as fotos em 20MP e fazer o deslocamento manualmente e depois juntá-las no Adobe Lightroom para assim termos o máximo de qualidade possível.

VÍDEO

Os vídeos feitos com a NX30 podem impressionar. Controle de abertura e velocidade durante a gravação podem ajudar bastante, apesar de ficar pouco profissional. Falando em profissional, um ponto que poderia ser considerado numa possível NX40 ou mesmo em uma atualização de firmware seria poder utilizar o Focus Peaking (derivado das grandes filmadoras) também para os vídeos.

Ela filma em FullHD à 60 quadros por segundo. Sendo ideal para um vídeo de esporte ou mesmo para um leve slowmotion (caso prefira fazer em 1080p60 e na edição reduzir a velocidade ao invés de 1080p30 com ½ da velocidade vindo da própria câmera).  Os vídeos são gravados em MP4 (h.264) com uma qualidade muito boa. Os recursos aqui são: diversos movimentos (para deixar o vídeo mais lento ou mais rápido), estabilizador de imagem (ligado ou desligado), esmaecedor (para efeito de fade in e fade out), voz (ligado ou desligado), Windcut (redutor de ruído bem interessante) e nível do mic (podendo controlar o volume do microfone em 12 níveis).

Quanto ao foco, podemos utilizá-lo completamente no manual, direto na tela touchscreen (quando o foco estiver em modo automático) e o foco 100% automático (nesta última opção a câmera demora um pouco tentando achar o foco, mas depois de calculado pelo processador, ela “crava” o foco muito bem).

FUNÇÕES E DESEMPENHO

19612599065_25a5a6b5d6_h

A linha NX mostra que em termos de funções ela tem de sobra, para começar, temos o modo inteligente que conta ao todo com 17 funções (Embelezar rosto, Melhor face, Disparo contínuo, Foto crianças, Paisagem, Macro, Alimento, Festas e no interior, Congelar ação, Tom Forte, Panorama, Queda d’água, Silhueta, Pôr-do-sol, Noite, Fogo de artifício e Traço de luz).

Além do modo inteligente, temos o modo Wi-fi que traz vários recursos e possibilidades, tais como:

  • Mobile Link: junto com o NFC, envia fotos e vídeo para um smartphone ou tablet;
  • Remote ViewFinder: usa a tela do smartphone/tablet como obturador remoto;
  • Group Share: envia fotos e vídeos para vários smartphones ao mesmo tempo;
  • Baby Monitor: monitora um ambiente e qualquer movimento ou barulho ele envia uma notificação para o seu smartphone;
  • Backup Automático: envia fotos e vídeos para um computador conectados ao mesmo Wifi (necessita de software para o PC/Mac que está incluso no CD de Software do Usuário;
  • E-mail: sim a sua câmera envia fotos e vídeos por e-mail;
  • SNS & Nuvem: transfere fotos e vídeos para sites de compartilhamento (Facebook, Picasa, Youtube, Dropbox, etc.);
  • Samsung Link: transfere fotos para o armazenamento online Samsung Link ou visualiza as mesmas em outros dispositivos compatíveis com a tecnologia.

Navegando pelo menu, ainda podemos encontrar diversas outras funções como: etapas de ISO de 1 em 1 ponto ou de ⅓ em ⅓ (coisa que falta até mesmo em câmeras de maior porte); qualidade de imagem (JPEG, RAW); equilíbrio de branco; assistente de imagem (estilos de fotos); modo AF; área AF; detecção de faces; detecção de sorriso; toque AF (fotografar com apenas um toque na tela); assistência MF (para auxiliar com um foco mais preciso); Focus Peaking em 3 cores, temporizador personalizado, e várias outras coisas, sim, É MUITA coisa!

Quanto ao desempenho, a câmera é super-rápida para focar graças aos seus 247 pontos de foco!!! A velocidade do obturador vai dos 1/8000s até os 30s e podendo chegar aos 4 minutos no modo Bulb. Além disso tudo, a NX30 faz 9 fotos por segundo em qualidade máxima e ainda possui um modo Burst que faz até 30 fotos de 5MP em 1s.

Um modo que vale destaque e foi aperfeiçoado de forma excelente, foi o timer. Não é apenas aquele de 2s ou 10s e sim completamente configurável, indo dos 2 aos 30 segundos, indo de uma à dez fotos e com intervalo de 0,5 até 2 segundos. Achou poucas fotos? Ainda tem um modo chamado “Intervalo de captura” feito para fazer time-lapses. Aqui os intervalos entre uma foto e outra varia de 1s até 24h! Sobre a quantidade de fotos? Seu cartão de memória é o limite! – Ah Denys! Mas a bateria não aguenta! – Simples, é só você plugar o carregador do seu smartphone (podendo usar um powerbank) na câmera e pronto. Agora a sua imaginação é o limite!!!

Quanto a bateria, a NX30 está na média de sua categoria, algo em torno das 350 à 400 fotos por carga de bateria, que leva em torno de 3 horas para ir dos 0 aos 100%.

INTERFACE E USABILIDADE

19424360158_950f09d504_h

Apesar de suas funções quase infinitas, a interface é bem descomplicada, organizada e separada por categorias; disponível em diversos idiomas, inclusive em português brasileiro, podemos navegar pelos menus tanto pelos botões direcionais quanto pelo touchscreen.

Quando usada por um leigo, os modos automáticos se saem muito bem, e a câmera pode ser utilizada como uma super-zoom (sem o zoom ultra exagerado) sem problema algum. Mas, quando usada por alguém um pouco mais experiente, que saiba controlar manualmente, a NX30 mostra seu valor, trazendo muitas configurações com poucos toques na tela ou botões. Na maioria das lentes NX, existe um botão chamado iFn, que nos dar um ajuste rápido das configurações ISO, abertura, velocidade, EV, Balanço de Branco e iZoom (para auxiliar no foco manual).

ACESSÓRIOS

19586316446_41300d8825_h

Como falamos anteriormente, a NX30 já vem com uma lente bem versátil que é a 18-55mm f/3.5-5.6, mas podemos achar outras lentes bem interessantes para a plataforma da Samsung.

No Brasil são ofertadas 12 lentes da linha NX, poucas, porém excelentes opções. Lente grande angular? Tem a 12-24mm! Lente Macro? Tem a Macro 60mm! Lente clara? Têm as 45mm f/1.8, 30mm f/2 e a belíssima 85mm f/1.4! Lente tele? Tem a 50-200mm! Lente 3D? Também tem! A lente 45mm 2D/3D que ainda é f/1.8!!!

Ou seja, temos ótimas lentes para a plataforma NX! Caso não seja suficiente, ainda podemos utilizar adaptadores para acoplar lentes de outras fabricantes. O preço das lentes NX? Também são bem convidativos. Facilidade de encontrar essas lentes? Nesse aspecto a Samsung ficou devendo… Sim! É difícil de achar essas lentes aqui no Brasil, até mesmo em sites de vendas alternativos.

Falando nisso, também não encontramos flash externo à venda no Brasil. Até mesmo rádio flash para se utilizar um flash de terceiros… É raro achar um que funciona com a linha NX da Samsung (apesar da fabricantes não recomendar). O que me faz questionar se a topo de linha NX1 viria para o Brasil em algum momento.

PREÇO

19424465560_339074c76a_h

O preço da NX30 aqui no Brasil é bastante atraente, e a verdade é que ele oscila de acordo com as câmeras “concorrentes”’.

A NX30 é encontrada facilmente com valores abaixo dos R$1800,00 em terras brasileiras, e o seu valor oscila em mais de R$1.000,00. Portanto deixamos aqui abaixo sites de revendedores oficiais com o melhor preço.

Somente Câmera: http://oferta.vc/cYzd

Câmera com Tripé: http://oferta.vc/cYEo

* Outras lojas tiveram seus preços omitidos por estarem acima dos preços encontrados por nós.

(Pode haver variação de preço de acordo com validade da oferta e disponibilidade de estoque na loja)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A NX30 é uma excelente escolha para quem procura se aventurar com câmeras mais robustas, sem ter que sacrificar o bolso e a coluna com tanto peso. É uma câmera fotográfica atualizada, com muita tecnologia embarcada, com muitos recursos e além de tudo é uma câmera bem leve e pequena.

Traz uma ótima qualidade de imagem e construção, a NX30 nos deixou bastante satisfeitos no uso comum do dia-a-dia, viagens e até mesmo por quem tem a fotografia como hobby. Mas como nem tudo são flores, achar acessórios para esta câmera não é tão fácil, e a ausência de flash externo à venda aqui no Brasil nos faz pensar se ela é uma câmera feita para profissionais que procuram por um bom equipamento de baixo custo.

Vejamos como a NX de entrada se saiu em termos de notas.

Samsung NX 30
  • O que vem na Caixa
  • Design, tamanho e peso
  • Qualidade de imagem
  • Vídeo
  • Funções e desempenho
  • Interface e usabilidade
  • Acessórios
  • Preço
4.3

About The Author

16 Comments

  1. Givanildo Secundes Responder
    • denysformiga Responder
  2. Rafhael Dantas Responder
    • denysformiga Responder
  3. Danyele Fausto Responder
    • denysformiga Responder
  4. Raiff Mascena Responder
    • denysformiga Responder
  5. Tulio Henrique Responder
    • denysformiga Responder
  6. Tarcizo Telino Responder
    • denysformiga Responder
  7. Mayara Soares Responder
    • denysformiga Responder
  8. Hyghor Brito Responder
    • denysformiga Responder

Reply