Câmera Digital Mirrorless Samsung NX Mini 9-27mm [Análise]

Depois da Samsung ter trazido o conceito das câmeras com display duplo (um padrão, na parte traseira da câmera e um frontal para auxiliar no enquadramento das selfies), ela trouxe a nova linha de câmeras mirrorless que vieram para ficar. Estamos falando da linha NX.

As câmeras da linha NX, diferentes das DSLRs, não usam espelhos; possuem sensores de tamanhos maiores que os das point & shoot e super-zoom, lentes intercambiáveis, cheias de recursos e tecnologia de ponta, uma ótima qualidade de imagem, e o melhor, com tamanhos reduzidos e peso pena. Vejamos a seguir o que achamos da NX Mini.

O que vem na caixa?

18647906289_5e45b4ac19_o

Dentro da caixa, encontramos:

  • Corpo da NX Mini;
  • Lente NX-M 9-27mm f/3.5-5.6 (ou a 9mm f/3.5, a depender do kit);
  • Flash externo com maior potência e alcance;
  • Bateria B740 (2330 mAh, 3,8V);
  • Carregador bivolt para 5V @ 550mA com saída USB;
  • Cabo USB para transferência de dados e carregar a bateria;
  • Cordão;
  • DVD com Adobe Photoshop Lightroom 5.0;
  • CD de Software do Usuário
    (com programas de transferência de arquivo e manual completo);
  • Manual de referência rápida;
  • Manual de início rápido;
  • Certificado de garantia.

Bem equipada a NX Mini traz flash externo adicional ao que já existe embutido, proporcionando um bom ganho de luminosidade para as capturas com essa pequena grande câmera!

Além disso, mesmo em seu kit básico, a Samsung disponibiliza o Adobe Lightroom 5 que possibilita tratar as fotos salvas em RAW. Vale lembrar aqui que após instalado o Lighroom 5 necessita de atualização, gratuita, para versão mais atual para ler os arquivos gerados por essa câmera.

Design, tamanho e peso.

18648290559_b037ec9070_o

Costumam dizer que a primeira impressão é a que fica e no caso da NX Mini não é diferente. Ela possui um belo design, acabamento e construção primorosos e definitivamente não podemos julgá-la pelo seu tamanho compacto, pois a qualidade de todo o conjunto e das imagens capturadas por ela são excepcionais. Seus botões de comando estrategicamente posicionados e tela touchscreen inclínavel de 3” para auxiliar nas selifes ainda trazem pontos positivos ao conjunto.

O corpo feito em liga de Magnésio ajuda na balança, pesando apenas 200 gramas (com bateria e cartão de memória devidamente inseridos) e com dimensões de 110,4 x 61,9 x 22,5 mm (L x A x P), cobertos por uma belíssima imitação de couro, trazem uma boa aderência e melhoram a pegada. Apesar de muito fina e às vezes ficar um pouco sem jeito para segurar uma câmera tão pequena, em momento algum dei uso ao cordão incluso com a mesma.

O kit que recebemos para teste trouxe a lente NX-M 9-27mm f/3.5-5.6 (medindo 50×29,5mm) que soma 73 gramas ao conjunto. Existe ainda um kit básico que traz uma lente NX-M 9mm fixa que é atualmente uma das mais baratas do mercado nacional.

Quando montada, temos uma câmera que pesa menos de 300 gramas, e tem dimensões aproximadas de 110 x 61,9 x 52 mm (L x A x P).

Qualidade de imagem

Para mais fotos relacionadas a NX Mini, clique aqui

“Pequena Notável”, foi essa a descrição que usei para a NX Mini ao finalizar os testes. Isso se deve principalmente a um dos fatores que mais interessa em uma câmera: Qualidade de imagem.

Com um sensor enorme para o porte da pequenina, aliado à 20.5MP, estabilizador de imagem, uma boa lente e usando o máximo do seu poder com capturas em RAW, a caçula da linha NX pode ter suas imagens confundidas com câmeras maiores quando se mistura as imagens capturadas.

O modo inteligente vem cheio de tipos de configurações ‘pré-definidas”, por exemplo: Melhor face, Alimento, Macro, Tom Forte (HDR), Panorama; e estas ajudam bastante na hora de fazer uma imagem diferente caso o usuário ainda não tenha domínio total do modo Manual + Pós-produção no Lightroom.

Porém nem tudo são flores… No modo “foto Panorâmica”, a qualidade da imagem cai drasticamente, como se o processador não conseguisse juntar várias fotos numa só e termina sendo apenas “uma foto” com pixels deslocados. Aí você pergunta, como assim, Denys? Na foto panorâmica, são tiradas várias fotos de 20MP e depois elas são unidas lado a lado formando uma imagem com muito mais que os 20MP mas não é isso que a NX Mini faz, ela gera a panorâmica inteira (o que dava entre 3 a 5 fotos) com 20MP, deixando a qualidade final bem abaixo da desejada.

Para resolver o caso da foto panorâmica, nada melhor do que fazer as fotos em máxima qualidade manualmente e depois juntá-las no Adobe Lightroom.

Outro fator que nos deixou um pouco tristes foi a quantidade de ruído em ambientes mais escuros. Mesmo com o ISO abaixo dos 400, a imagem continuava granulada. Sabemos que é uma limitação do tamanho do sensor, mas acreditamos que  a Samsung poderia ter dado um pouco mais de atenção para este modo de captura.

Vídeo

18807899986_aafaf4639b_o

Os vídeos feito com a NX Mini também não decepcionam para um usuário comum, mas sabendo que esta câmera possui um público um pouco mais exigente, ela poderia ser um pouco melhor.

Ela filma em FullHD, no entanto a apenas 30 quadros por segundo. Faz timelapse, porém não é um verdadeiro timelapse, e sim, um vídeo acelerado em no máximo 20x (ou seja, transforma 1 minuto em apenas 3 segundos). Também faz vídeo em câmera lenta, mas deixa demais a desejar, já que para isso temos que reduzir a qualidade dos habituais 1920×1080 para apenas 640×480 (nem em widescreen é). Se ela ao menos filmasse em 720p à 60 quadros por segundo, poderíamos fazer um leve slowmotion em algum software de edição, mas a 30 quadros isso não é possível.

O lado positivo é que a NX Mini grava vídeos em MP4 (h.264) com uma qualidade de imagem muito boa. Há poucos recursos, é verdade, mas que podem ser úteis em gravações mais elaboradas, que são: o esmaecedor (para efeito de fade in e fade out) e deixar o microfone mudo (para o caso de usar um microfone externo ou usar apenas uma trilha sonora). Além disso, contamos com o controle de foco direto na tela touchscreen e o estabilizador de imagem, por sua vez, consegue compensar a trepidação e tornar a gravação estável.

Funções e desempenho

18646884448_f860c95d20_o

Funções a NX Mini tem de sobra, para começar, temos o modo inteligente que conta ao todo com 17 funções (Embelezar rosto, Melhor face, Disparo contínuo, Foto crianças, Paisagem, Macro, Alimento, Festas e no interior, Congelar ação, Tom Forte, Panorama, Queda d’água, Silhueta, Pôr-do-sol, Noite, Fogo de artifício e Traço de luz).

Além do modo inteligente, temos o modo Wi-fi que abre mais um monte de recursos, como:

  • Mobile Link: junto com o NFC, envia fotos e vídeo para um smartphone ou tablet;
  • Remote ViewFinder: usa a tela do smartphone/tablet como obturador remoto;
  • Group Share: envia fotos e vídeos para vários smartphones ao mesmo tempo;
  • Baby Monitor: monitora um ambiente e qualquer movimento ou barulho ele envia uma notificação para o seu smartphone;
  • Backup Automático: envia fotos e vídeos para um computador conectados ao mesmo Wifi (necessita de software para o PC/Mac que está incluso no CD de Software do Usuário;
  • E-mail: sim a sua câmera envia fotos e vídeos por e-mail;
  • SNS & Nuvem: transfere fotos e vídeos para sites de compartilhamento (Facebook, Picasa, Youtube, Dropbox….);
  • Samsung Link: transfere fotos para o armazenamento online Samsung Link ou visualiza as mesmas em outros dispositivos compatíveis com a tecnologia.

Navegando pelo menu, ainda podemos encontrar diversas outras funções como: etapas de ISO de 1 em 1 ponto ou de ⅓ em ⅓ (coisa que falta até mesmo em câmeras de maior porte); qualidade de imagem (JPEG, RAW); equilíbrio de branco; assistente de imagem (estilos de fotos); modo AF; área AF; detecção de faces; detecção de sorriso; toque AF (fotografar com apenas um toque na tela); assistência MF (para auxiliar com um foco mais preciso); temporizador personalizado….. Nossa, é MUITA coisa!

Mas nada disso adianta senão for rápido e bem feito, certo? Então para isso a Samsung investiu bastante nos processadores da linha NX, e nada temos a reclamar. De inicio conectar o smartphone à câmera se parece um pouco mais confuso do que realmente é, mas nada que 2 ou 3 dias de uso desse monte de tecnologia não dê para se acostumar e jogar o manual no fundo da gaveta.

Segundo a Samsung, a NX Mini tem “bateria suficiente para fotografar a história completa”. Podendo tirar 650 fotos e ainda gravar 190 minutos de vídeo. Em nossos testes parece que isso é bem verídico. Muitas vezes passamos das 300 fotos em RAW e mais de meia hora de gravação de vídeo em FullHD e a bateria ficava acima dos 50%. Algo realmente incrível.

Uma coisa que deixou um pouco a desejar na NX Mini, foi que suas lentes estão sempre em foco automático, portanto se você deseja uma foto totalmente desfocada, ou com um foco muito próximo da câmera, ela fica dando alertas na tela e não faz a foto. Esse tipo de fotografia não é lá muito comum, mas é válido ressaltar.

Interface e usabilidade

18213948723_52024f7884_o

Apesar de suas funções quase infinitas, a interface é bem descomplicada, organizada e separada por categorias; disponível em diversos idiomas, inclusive em português brasileiro, podemos navegar pelos menus tanto pelos botões direcionais quando pelo touchscreen.

Quando usada por um leigo, os modos automáticos se saem super bem, e a câmera pode ser utilizada como uma point & shoot sem problema algum. Mas quando usada por alguém um pouco mais experiente, que saiba controlar ISO, abertura de lente, velocidade, Balanço de branco… requer uma certa intimidade para se fazer tudo de forma rápida, já que a NX Mini não tem o botão de acesso rápido iFn, para compensar, existe um botão touch no canto inferior esquerdo chamado Fn. Lá você configura tudo isso citado anteriormente e um pouco mais, porém não é tão rápido quanto o botão de acesso rápido de suas irmãs maiores.

Vale lembrar, que o sentido do anel de zoom das câmeras Samsung NX são iguais aos Nikon e o oposto dos da Canon. Isso é, para ir dos 9mm para os 27mm de zoom, você gira o anel no sentido horário, deixando os números invertidos. Mas nada que algumas horas de uso não se acostume.

Acessórios

18213796123_ed51d16f8f_o

Junto com a NX Mini, já vem o flash externo de sapata exclusiva. Dando maior poder à câmera em ambientes pouco iluminados. Com o pequeno acessório, o flash vai dos 4 para os 7 metros de alcance quando usado em ISO 100, 9mm.

Como a NX Mini é muito pequena, a mesma só possui 2 lentes próprias. Para usar o resto das lentes da linha NX ou de terceiros, terá de ser adquirido o adaptador de montagem. Como o acessório tem o seu custo e nem todos os usuários da NX Mini irão necessitar, para uma redução de preço, o item não foi incluso junto com a câmera.

Quando equipada com o anel adaptador de lentes, o leque de lentes aumenta consideravelmente. No Brasil são ofertadas 12 lentes da linha NX (fora as outras 2 específicas para a Mini e as lentes de terceiros). Lentes versáteis como a NX 18-200mm, lente macro como a 60mm, lente grande-angular como a 12-24mm, lente clara como a 85mm f/1.4 e até mesmo uma lente 3D, são exemplos que também podem ser utilizados na Mini. Não é uma variedade enorme de lentes como a Canon possui, mas as principais estão disponíveis. Ponto pra Samsung!

Preço

18808243376_324fcd6be1_o

Mas de nada adianta ter uma super câmera pequena que cabe dentro do bolso da calça (apenas a lente 9mm cabe no bolso, as outras recomendo colocar na mochila mesmo) se o valor dela não é compatível com o seu bolso. Concorda?

O preço de tabela é de R$1.099,00, mas pode ser encontrada até mesmo por R$849,15 em sites de vendedores oficiais do produto. Assim, a NX Mini é a menor e mais barata Mirrorless vendida nas terras brasileiras.

Você pode encontrar a NX Mini com preços promocionais nas lojas abaixo

Com KIT de lente 9mm

Com KIT de lente 9-27mm

* Outras lojas tiveram seus preços omitidos por estarem acima dos preços encontrados por nós.
(Pode haver variação de preço de acordo com validade da oferta e disponibilidade de estoque na loja)

Considerações Finais

A Mini é uma excelente escolha em vários sentidos, pois é uma excelente câmera para quem está entrando no mundo mais aprofundado da fotografia e quer tirar proveito de uma boa imagem sem sacrificar o bolso ou sua coluna ao ter que carregar algo grande e pesado como uma DSLR para todo lugar.

Mas o fato da lente ser saliente e ter pouco ‘zoom’, pode afastar os usuários que querem algo mais prático e portátil; em contra partida, a NX Mini utiliza bem do sensor CMOS de 1” e traz belas imagens que podem surpreender até mesmos os mais experientes. Vejamos como a NX de entrada se saiu em termos de notas.

Samsung NX Mini
  • O que vem na Caixa
  • Design, tamanho e peso
  • Qualidade de imagem
  • Vídeo
  • Funções e desempenho
  • Interface e usabilidade
  • Acessórios
  • Preço
4.2

About The Author

No Responses

Reply